sábado, dezembro 11, 2010

O Presidente Lula fez um discurso solidário em prol do escândalo hacker que assola a diplomacia americana, o WikiLeaks. O Discurso ocorreu em tom de protesto, durante o evento de balanço dos 4 anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Lula de início demonstrou certa dificuldade ao tentar pronunciar corretamente o nome Wikileaks, chegando a trocar as bolas, pronunciando "ZikiLeaks". Mas nada disso foi entrave para expressar seu descontentamento diante da postura adotada por alguns Chefes de Estado - aqueles que não ficaram tão bem na foto em razão dos vazamentos, contra o Wikileaks.

O Presidente petista manifestou indignação com a prisão do australiano apontado como principal culpado pelos vazamentos de informações sigilosas dos diplomatas norte-americanos, e que agora enfrenta também acusações de crimes sexuais, o editor e fundador do Wikileaks, Julian Assange.

"O Rapaz foi preso, e eu não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão". Disse Lula.
Saudado pela platéia presente no evento, Lula prosseguiu o discurso, dizendo que não tem conhecimento se seus Embaixadores trocam telegramas com a Embaixada Americana, e foi categórico ao deixar um conselho para a Presidente eleita.

"A Dilma tem que saber, e falar para seu Ministro, se não tem o que escrever, não escreva bobagem, passe em branco a mensagem".

Lula deu continuidade ao seu protesto de defesa à liberdade de expressão.

"Aparece o tal do WikiLeaks e desnuda a diplomacia que parecia inatingível, parecia a mais certa do mundo, e aí começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz como nos tempos do faroeste, procura-se vivo ou morto, e prenderam o rapaz", disse Lula.

"Se ele leu, é porque alguém escreveu. O culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpem quem escreveu a bobagem, porque senão não teria o escândalo que tem", acrescentou.

"Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas", disse.

O Presidente entende que Assange estava apenas divulgando informações, sem cometer qualquer crime por causa disso.

Acompanhe o discurso completo:
Lula está no final de seu mandato, e deve entregar o poder no dia 01 de Janeiro de 2011, a sua sucessora, a Presidente eleita do PT, Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário